A vida de Neemias é um exemplo de restauração. A Jerusalém que Neemias restaurou é uma figura da vida de muitos lares e famílias. A história de Neemias é um chamado para que cada um de nós assuma a sua posição de restaurador. Mas, antes de tudo, Neemias buscou a Deus em oração, assumindo a responsabilidade da reconstrução dos muros de Jerusalém. Ele buscou a intervenção do SENHOR para que as autoridades servissem como auxílio durante a obra. Todo crente deve buscar a Deus e, diante d´Ele, apresentar sua necessidade, rogar por uma direção e orientação, crendo no milagre.
Ao chegar a Jerusalém, Neemias observa de perto os monturos que rodeavam a cidade. Observou também o que era necessário fazer para reerguer os muros. Obviamente, a primeira coisa a ser feita era a remoção dos pedregulhos para, em seguida, começar a obra. Essa atitude de Neemias nos ensina que para que haja qualquer restauração o primeiro passo é remover todo lixo espiritual que cerca o coração e a mente.
Tomar decisão
Neemias observou o que havia ocorrido e tomou uma decisão em relação às circunstâncias. Neemias não aceitou ficar sentado nos tijolos caídos. Ele tomou uma atitude. Chamou o povo para tomar a atitude de parar de reclamar e começar a trabalhar.
Edificar acompanhado
Neemias estava plenamente ciente de que não iria levantar aquelas pedras sozinho. Era necessário que cada um assumisse o compromisso de trabalhar. A edificação é uma obra de um povo e não de um homem só.
Reconhecer a necessidade de Deus
No verso 18, Neemias reconhece que só faz o que faz porque Deus está com ele. A reconstrução dos muros não é uma obra feita única e exclusivamente por força humana; antes de tudo, é uma obra de Deus e é imprescindível que Ele esteja atuando em favor dos que se dispõem a promover e trabalhar na reconstrução.
Tomar a decisão de atuar em favor da obra, Trabalhar em companhia de outros irmãos e Não dispensar a companhia mais do que especial daquele que é Todo poderoso. Essas devem ser as atitudes de todos os que pretendem executar o projeto de limpeza e remoção de monturos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário