quinta-feira, 5 de março de 2009

Leitura

Encorajando-vos uns aos outros
 

· ENCORAJAMENTO é o antídoto mais eficaz no contra-ataque à infecção do desânimo, por isso é essencial nos muitos relacionamentos do Corpo de Cristo.

· ENCORAJE-ME – É provável que você nunca tenha feito este pedido a alguém. Mas, se pudesse falar a verdade, diria que está tremendamente necessitado de um sorriso, uma palavra de consolo, um carinho especial.

· O VALE DO DESÂNIMO – O propósito de Deus é ministrar ao seu coração ou usá-lo para encorajar a outros (termômetro ou termostato). O aprendizado de andar de bicicleta...

 Ele é a nossa rocha, refúgio, proteção. Ele é quem nos ergue a cabeça quando estamos cabisbaixos. Ele se aproxima de nós na angústia, abraça-nos, conforta e anima, enxuga nossas lágrimas, enfim, Ele é o Consolador – Em sua última mensagem aos discípulos, antes de despedir-se deste mundo, Jesus disse que enviaria alguém para substituí-Lo – Eles não ficariam órfãos. O Espírito Santo viria não somente ficar com eles, mas muito mais importante: habitaria neles. O próprio Jesus deixou-nos palavras esclarecedoras a este respeito – Jo 14.16, 26; 15.26; 16.7 – Em cada uma dessas passagens o Espírito Santo realiza um ministério específico:

1. Habita conosco para sempre
2. Ensina todas as coisas
3. Testifica de Jesus
4. Substitui a Jesus

 

· Além do amor – 4 motivos que existem que nos devem impulsionar a exercer o ministério de encorajamento.

1. O encorajamento glorifica a Deus – Romanos 15.5-6
2. O encorajamento é uma ordem de Deus – I Tessalonicenses 5.11 – Esta é uma das maiores tarefas da Igreja. A Igreja e o lar deveriam ser hospitais para os feridos, angustiados, discriminados, desajustados e desanimados. Deus sabia que necessitaríamos deste ministério, por isso deu a ordem: "Encorajai-vos uns aos outros".
3. O encorajamento evita o endurecimento do coração – Hebreus 3.13. Como é fácil alguém endurecer-se pelo engano do pecado e cair na armadilha de Satanás. Uma palavra de encorajamento fortalece, anima – a tendência do homem é ser crítico, áspero, impaciente. Salomão disse: "A morte e a vida estão no poder da língua (Provérbios 18.21) – Temos usado palavras de vida para retirar alguém do caminho enganoso preparado pelo diabo?
4. O encorajamento edifica o espírito do homem – II Coríntios 2.5-11 –Perdoai-o e confortai-o. Ao encorajarmos trabalhamos com pedaços de uma vida quebrada, tal qual o oleiro quando refaz o vaso partido. O encorajamento oferece uma Segunda chance.

 

Reflita um pouco: Você conhece alguém que necessite de auxílio financeiro? Alguém que precise ser defendido de uma calúnia? Ou uma pessoa carente de aceitação e comunhão dos irmãos? Alguém que precise ser conduzido a uma posição onde possa exercer melhor seu dom? Você conhece algum "João Marcos" fracassado, cabisbaixo, que precise de uma palavra de encorajamento, uma demonstração de confiança, um abraço? – Quem sabe você poderá ser o Barnabé para esta pessoa? Vá com calma: Quero salientar vários conceitos importantes:

1. Reconhecer o poder da palavra dita a seu tempo – Provérbios 16.24; 12.25; 18.21; 15.4; 25.11 –  para segurar o assento da bicicleta precisamos usar a palavra a seu tempo.
2. Reconhecer que os necessitados de encorajamento (na maioria das vezes) desenvolvem camadas de auto-proteção por medo de serem rejeitados. Escondem-se. Fachada = hipocrisia.
3. Nossas palavras devem ser inspiradas pelo amor e direcionadas aos "temores" do outro – Hebreus 10.24-25 – A necessidade de integração – CÉLULAS.
4. Procure ouvir com atenção, sem responder precipitadamente.
5. Responda com brandura.
6. Seja sensível – Olhe para a pessoa. Relaxe, seja natural, descontraído.

QUERO ENCORAJÁ-LO A SER UM VERDADEIRO ENCORAJADOR

Nenhum comentário:

Postar um comentário