quarta-feira, 1 de abril de 2009

Cacau Show

por Fábio R. de Oliveira

 

Fruto da visão empreendedora de um jovem de 17 anos, a Cacau show começou com um investimentos de US$500! Contrariando os conselhos dos pais, que já haviam tido uma experiência ruim no ramo dos chocolates, Alexandre da Costa, começou a produção de ovos de chocolate para Páscoa com apenas US$500 emprestados de seu tio. Mesmo sem saber ao certo como fabricá-los, o jovem vendeu 2 mil ovos para a Páscoa daquele ano. Desde então, a Cacau Show deslanchou e é hoje uma das franquias que mais crescem no país - no final de 2008, a rede atingiu quase 600 lojas.

 

A história da rede, as estratégias adotadas, as posturas tomadas e a cultura da organização refletem profundamente a personalidade do seu criador, que notou nos últimos anos a necessidade de uma profissionalização da empresa, diminuindo assim a dependência com relação a sua figura. Alexandre é um jovem empreendedor corajoso, de visão, cauteloso e que se apóia fortemente em ações de Marketing para construir uma imagem da marca muito parecida com a de si próprio.

 

Segundo Alexandre o ponto forte da estratégia da empresa é a exploração da relação produto/mercado, na qual resolveu investir desde o início. Ele teve um "senso de oportunidade", que o fez detectar um nicho de mercado onde poderia se posicionar e se defender dos avanços de empresas concorrentes, baseado numa linha de produtos de qualidade e preços adequados aos desejos do mercado consumidor, distribuída diretamente ao pequeno varejo, com apoio de uma estrutura administrativa enxuta, que os levasse a uma agilidade de suas ações.

 

Em algum momento também, Alexandre adotou a estratégia de expandir seus negócios através de franquias, na qual priorizou a entrada de terceiros - apenas pouco mais de 10 lojas são próprias, numa clara postura de formação de parcerias, expansão dos pontos de venda e levar a marca para mais próximo das pessoas.

 

Com o crescimento da marca, os pontos de venda e toda a estrutura em geral, Alexandre foi notando a necessidade de padronização de seus produtos, algo difícil, em se tratando de um processo artesanal. Foi quando ele adotou a estratégia de uniformização da marca, aumentando assim a receptividade do consumidor, que poderia não gostar se a cada compra de produtos da empresa, tivessem variações de sabor, textura ou aparência. Além disso, esta estratégia trouxe benefícios administrativos, como por exemplo a determinação do custo unitário, já que com a padronização, os produtos tinham pesos e formas específicas, facilitando assim a precificação e todo o gerenciamento.

 

Outra ponto forte da empresa está na estratégia de Marketing, sempre bem fundamentada e cheias de inovações e soluções criativas. Os produtos da empresa sempre são muito bem apresentados, em embalagens diferenciadas, com alto relevo, papel de qualidade, fitas decorativas e um toque de requinte. Eles vendem requinte e com preço acessível, se comparado a concorrentes como a Kopenhagen por exemplo. É uma marca jovem que se vende como tal.

  

A estratégia da empresa hoje continua sendo a expansão, Alexandre espera chegar ao final deste ano com 800 lojas e ao final de 2010 com mais de 1000 lojas para então começar a internacionalização da marca. Ele espera ser assim como Boticário e Havaianas, uma marca brasileira presente em todo lugar. Alexandre sonha grande e isso é um dos grandes motivos da marca ter chegado aos níveis de sucesso que se encontra hoje.

 

A Cacau Show se reinventa a cada dia e segundo Alexandre é preciso sempre ter estratégias novas, é preciso mudar com o mundo, se renovar para não perder o que já foi conquistado e angariar novos consumidores e mercados. Essas estratégias são sempre vislumbrando o crescimento e a renovação da marca, característica alinhada ao perfil de seu criador. No entanto, alguns as acham agressivas e apontam erros do empreendedor durante a trajetória para apoiarem suas posições. Todavia, no tocante a resultados, imagem da marca e saúde financeira, tais estratégias tem se mostrado eficientes e maduras.

 

  

Fontes de Pesquisa:

 

Instituto Endeavor

Receitas Empreendedoras: trajetórias que deram certo

             Caso Cacau Show

             por Alexandre Tadeu da Costa

 

Revista Veja

Edição 2076 (03 de Setembro de 2008)

Artigo: Fábrica de Chocolate

           por Juliana Linhares

 

Um comentário:

  1. obrigada , você me ajudou a realizar um trabalho da Etec , faço curso de logística lá !
    Na materia de Planejamento Empresarial e Empreendedorismo (PEE), pediram para fazer um trabalho sobre empreendedores de sucesso , escolhi o Alezandre da Cacau show :)

    ResponderExcluir