quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Aliviando as Bagagens - 3a. parte

No salmo 23 encontramos solução para os diversos tipos de bagagens que carregamos conosco. Encontramos paz para o fardo do medo e insegurança ("...nada me faltará..."), encontramos honra para o fardo da humilhação ("... guia-me pelas veredas da justiça..."),  etc..
 
Hoje gostaria de falar sobre o fardo da preocupação, evidenciada no nosso discurso repleto de  "E se...?" e "Como posso ... ?".
 
A palavra preocupação no grego é merimnas, uma composição das palavras merizo que significa "divide" e nous que significa "mente". Quando nos preocupamos, dividimos a nossa mente e deixamos de viver o nosso presente plenamente. Colocamos parte dos nossos esforços no amanhã com os nossos "E se...?" e nossos "Como posso...?".
 
A ansiedade é um hábito dispendioso, que suga nossas energias, rouba nosso tempo, causa desconforto, mal-estar, causa doenças, atrapalha nossa sensibilidade a voz de Deus e ainda não tem eficácia alguma, pois não resolve nossos problemas.
"E qual de vós poderá, com todos os seus cuidados, acrescentar um côvado à sua estatura?"
Mateus 6:27
O salmo 23 pode nos revelar a paz nos momentos de ansiedade ao passo que assumimos nossa condição de ovelhas perante o Supremo Pastor. O texto nos mostra um pastor amoroso e cuidadoso com suas ovelhas que pode oferecer descanso em pastos verdejantes e guiar-nos pelas veredas da justiça. O trecho "...guia-me...", deixa a entender que nosso pastor está a frente, roçando os pastos, retirando o mato e chamando "Vem!". Isso é muito diferente de estar atrás gritando "Vai!". Isso é maravilhoso. É um refúgio.
 
Por outro lado a ajuda de Deus é oportuna. Ela chega no momento certo.
Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno.
Hebreus 4:16
Foi assim também com os discípulos de Jesus:
"Quando, pois, vos conduzirem para vos entregarem, não estejais solícitos de antemão pelo que haveis de dizer; mas o que vos for dado naquela hora, isso falai; porque não sois vós os que falais, mas o Espírito Santo"
Marcos 13.1
 
Foi assim com o povo de Israel no deserto. Deus enviava o alimento necessário todos os dias, mas apenas o suficiente para aquele dia. Os que retinham para o dia seguinte, se deparavam com o maná apodrecido.
 
O segredo está em encarar os problemas de hoje com a força de hoje. Não comece a atacar os problemas de amanhã, até amanhã. Você ainda não tem a força de amanhã. Você só tem o suficiente para hoje. Ele promete lâmpada para os nossos pés, a cada passo, e não uma estrada iluminada. Desde que sei que provisão de Deus é oportuna, posso desfrutar o presente.
 
Fácil falar, certo? Difícil fazer. No entanto, precisamos nos apegar no que a Bíblia diz e não as nossas circunstâncias repletas de dificuldades e situações impossíveis. E este salmo revela que não há com o que se preocupar. Leia com fé, confie em Deus e seu coração estará fechado com portas de ferro para a ansiedade com o futuro.
 
Crentes nessas palavras, podemos ler Mateus 6:25-34 de outra forma.
Por isso vos digo: Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário?
Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas?
E qual de vós poderá, com todos os seus cuidados, acrescentar um côvado à sua estatura?
E, quanto ao vestuário, por que andais solícitos? Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham nem fiam;
E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles.
Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe, e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós, homens de pouca fé?
Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos?
(Porque todas estas coisas os gentios procuram). De certo vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas;
Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.
Mateus 6:25-34
 
 

por Fábio R. de Oliveira

bacharel em Ciência da Computação  e   pós  graduado

em Administração de Empresas. Atualmente é membro

da Igreja Batista do Povo, onde trabalha com   células.

Há 6 anos escreve para o blog Ensaio Geral.          

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário