A enorme competitividade da Dell deve-se, sobretudo a construção de computadores personalizados e aos preços que podem praticar em conseqüência do seu modelo de comercialização direto com o consumidor final. As formas anteriores de comércio de computadores tinham muitos intermediários, aumentando consideravelmente o valor final desses produtos.
A Dell começou a observar estes fluxos, os detectou e partiu para um plano de ação onde focou totalmente no cliente, eliminou os intermediários e reverteu este dinheiro poupado para o consumidor final.
Além disso, ele pode escolher entre três canais para realizar as suas de compras: pessoalmente, via telefone ou através da internet, tendo a possibilidade de escolher a configuração de sua preferência. O computador é concebido à sua medida, segundo o sistema just-in-time, as entregas são rápidas e o atendimento pós-venda é exemplar.
Outro ponto fundamental que permitiu toda essa competitividade foi a modularidade do produto, facilitando, assim, a montagem e a customização das máquinas, gerando vantagem adicional de custo, por trabalhar de forma justa e direta.
A Dell, com seus baixos níveis de estoque e maior contato com o cliente, tem um poder de reposta ao mercado muito maior do que o das concorrentes. Isso significa, em linhas gerais, que a Dell é leve, rápida, ágil e, com isso, consegue se "movimentar" com o mercado e se adaptar melhor a ele do que qualquer outra empresa do ramo. Empresas como HP, IBM/Lenovo – e porque não citar Microsoft – são grandes corporações, focadas principalmente no volume de vendas. Em poucas palavras, o tempo de resposta dessas empresas, é, comparativamente, enorme, o que significa que, para as mesmas, é muito arriscado tomar qualquer decisão de mudança em projetos ou mesmo em estratégias de marketing num curto espaço de tempo.
A Dell funciona de acordo com o princípio básico de seu fundador: "cortar" as partes desnecessárias de qualquer processo. Este é um modelo que tem se mostrado praticamente infalível desde o início dos anos 80. O motivo do sucesso de um planejamento como esse reside no fato da lógica de Dell ser uma lógica simples de mercado: o cliente tem sempre razão. Ora, se o cliente tem sempre razão, ouçamos então o cliente, que sabe exatamente aquilo de que precisa e exatamente o que quer e, principalmente, o quanto quer - ou pode - pagar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário